No radar da Lili: James McAvoy

26 de fevereiro de 2009
Uma vez por semana vou tentar fazer um post onde sugiro actores, actrizes, filmes, séries etc... Inauguro assim a "rubrica" : No radar da Lili hehe

A 1ª semana traz-nos James McAvoy uma das novas estrelas do cinema em Hollywood e no Reino Unido:



James Andrew McAvoy (Glasgow, 21 de abril de 1979) é um actor britânico nascido na Escócia. Mudou-se para Londres aos 20 anos, onde vive actualmente, e ficou conhecido pela sua participação em filmes como O Último Rei da Escócia, As Crónicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e Expiação, tendo também participado em séries televisivas, como Shameless (BBC).

James McAvoy nasceu em Scotstoun, Glasgow. A sua mãe, Elizabeth Johnstone, é enfermeira psiquiatra e o pai, também James McAvoy, constructor. A sua irmã Joy faz parte da banda escocesa Streetside. Os pais de James divorciaram-se quando este tinha apenas sete anos, quando se mudou para a casa dos avós maternos (Mary e James Johnstone), em Drumchapel. Frequentou o colégio St. Thomas Aquinas, considerado um colégio católico, e durante seis anos o Pace Youth Theatre, onde teve aulas com Mhari Gilbert. Graduou-se em 2000 no Royal Scottish Academy of Music and Drama (Real Academia Escocesa de Música e Representação).


James McAvoy estreou-se no filme de David Hayman The Near Room de 1995, e de seguida, em 1997, em Regeneração, de Pat Barkers. Ainda assim, o ator ganhou maior fama ao participar nas minisséries Band of Brothers e em Children of Dune (2003). No mesmo ano, participou ainda em State of Play, de Paul Abbott, e no ano seguinte na série televisiva Shameless, transmitida no Reino Unido no Channel 4, tendo esta série sido nomeada para o British Comedy Award (Prémio de Comédia Britânica). Em 2005, representou a personagem Ben na peça Breathing Corpses, no Royal Court Theatre, e nas telonas interpretou o fauno do filme da Disney As Crónicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Ainda em 2005, participou no filme Wimbledon e na peça Macbeth.
Em 2006, o ator escocês teve a oportunidade de contracenar com Forest Whitaker no filme O Último Rei da Escócia, uma adaptação do romance homónimo de Giles Foden, baseado na história do poderoso ditador de Uganda Idi Amin, durante os anos 70, visto pelo seu (fictício) médico pessoal. Este filme valeu-lhe a nomeação para um prémio BAFTA de melhor ator coadjuvante e o prémio do European Film Awards de melhor ator. Para além de O Último Rei da Escócia, o ator participou, no mesmo ano, em Starter for Ten.
Em 2007, apareceu em dois filmes aclamados pelos críticos, A Juventude de Jane e Desejo e Reparação, sendo este último baseado no romance de Ian McEwan. James McAvoy foi nomeado para um Globo de Ouro pela sua participação neste filme. Mais tarde, o ator contracenou com Cristina Ricci e Reese Witherspoon em Penelope (2008), um conto de fadas dos nossos dias. O próximo projeto do ator no cinema será Perrier's Bounty, uma comédia/thriller passada na cidade de Dublin e na qual, segundo se pensa, contracenará com a sua esposa, a atriz Anne-Marie Duff. As gravações do mesmo começarão ainda em 2008, mas por enquanto McAvoy está divulgando seu novo filme O Procurado, com estreia no Verão de 2008 em Portugal, e no qual contracena com a famosa atriz Angelina Jolie e com Morgan Freeman.

Filmografia

2008/2009: The Last Station, Valentin Bulgakov
2008: O Procurado (Wanted), Wesley
2007: Desejo e Reparação(br) / Expiação(pt) (Atonement), Robbie Turner
2007: Amor e Inocência(Becoming Jane), Tom Lefroy
2006: Penelope, Max
2006: O Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland), Dr. Nicholas Garrigan
2005: As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, Sr. Tumnus
2004: Os Melhores Dias das Nossas Vidas (Inside I'm Dancing), Rory
2004: Wimbledon - O Jogo do Amor, Carl Colt
2004: Strings
2003: Filhos de Duna (Children of Dune), Leto
2003: Filhos de Duna - Império Corrino, Leto
2001: Band of Brothers
2001: Um Grito Embaixo D'Água
1997: Regeneração (Regeneration)
1995: The Near Room, Kevin

2 comentários:

  1. Anónimo disse...:

    Também gosto muito do James, ele é um óptimo actor. Adorei o papel dele no Atonement; ele e a Keira Knightley fizeram um par espectacular!

    Este blog novo tá muito windo sis hehe

  1. Lili disse...:

    Obrigada sis!! Ele é tão fofo. U know i love him :)

Enviar um comentário

 

O Cantinho da Lili Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting