Livro que estou a ler : O Historiador

29 de janeiro de 2010
Já acabei de ler o livro Confessions of a Jane Austen Addict e AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIII. I love, adore, worship Jane Austen lol. Agora decidi começar a (re)ler um livro que me puxou muito à uns tempos atrás, e que infelizmente não acabei de ler (por falta de tempo) mas que agora não vou desistir enquanto não acabar. O livro chama-se O Historiador e é da autora Elizabeth Kostova. Vou lê-lo em inglês porque é como leio melhor...é um bocado triste afirmar que gosto mais de ler numa língua que não é a minha primeira língua, mas é verdade! Na faculdade também nos incentivam a ler em português, e depois passamos os 3 anos da licenciatura a ler e estudar em inglês e mais nada... a não ser as outras línguas estrangeiras que no meu caso foram o Espanhol e o Italiano. Enfim...


Sinopse do livro:

E se Drácula continuasse vivo após 500 anos? E se Drácula fosse, além de vampiro, um historiador, dono de uma das mais espantosas bibliotecas do mundo?
Estas são as premissas de O Historiador, romance-sensação da americana Elizabeth Kostova, uma daquelas leituras de férias que fazem reviver o espírito história/aventura de Indiana Jones e a fatalidade romântica de Bram Stocker.
Não sendo nenhum clássico contemporâneo, mas afastando-se do vazio de inúmeros títulos que povoam as livrarias – frutos de uma recente febre de romances históricos despoletada pelo célebre Código Da Vinci O Historiador é uma obra apelativa não só para quem se interesse pela figura de Vlad “O Empalador” como para apreciadores de livros de aventuras.

Demonstrando um satisfatório trabalho de pesquisa (a autora terá demorado dez anos a concluir o livro), Kostova transmite uma série de dados curiosos obre a história medieval da Roménia e a história moderna do Leste Europeu e do Império Otomano, juntando-lhes uma pitada de história contemporânea nas partes que se desenrolam em antigas repúblicas socialistas soviéticas. Sendo um dos protagonistas historiador e outra antropóloga, o livro é enriquecido por diversas informações interessantes que são tão importantes como a vertente ficcional da trama – com fugas, segredos e enigmas, todos desvendados seguindo um caminho que Kostova tenta que se aproxime do do trabalho de investigação historiográfica.

As suas 598 páginas podem torná-lo de leitura maçuda, por vezes até um pouco repetitivo, mas não tiram ao livro o seu interesse, que talvez esteja mais nas entrelinhas que na “acção” explícita.
Leitura descontraída, a vários pontos empolgante, O Historiador é um livro bom para o tempo livre das férias, recomendando-se para quem gosta de ler um livro que facilmente se pode imaginar como filme. Esperemos que se algum dia chegar aos ecrãs, seja feito com mais subtileza e imaginação que O Código Da Vinci. (adicionado pela lili: vai haver um filme do livro já este ano...)


0 comentários:

Enviar um comentário

 

O Cantinho da Lili Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting