A beleza do periquito...

23 de fevereiro de 2010

Faz agora em Março 1 ano que adoptei um periquito que estava perdido na minha praceta. No verão do ano passado resolvi arranjar uma fêmea para fazer companhia ao meu periquito chamado "Amiguinho" (a fêmea chama-se "Amiginha" lol). Sou apaixonada pelos meus pássaros e nunca pensei que ouvi-los cantar ao chegar a casa me fizesse tão feliz. São pássaros lindos , graçiosos e super inteligentes. Só queria tê-los por muitos mais anos porque são de facto animais que passei a adorar e admirar.

Para quem não sabe muito sobre estes pássaros aqui fica uma breve história:

Os periquitos vivem nas regiões de pastagens naturais na Austrália. A cor natural era o verde claro, mas após várias gerações foi tendo várias cores.

Em 1840 John Gould trouxe para Inglaterra periquitos de cor verde claro. Os periquitos foram aves que se adaptaram muito bem às gaiolas e assim ganharam grande popularidade entre os criadores de aves. Nos primeiros anos de criação destas aves só havia de cor verde-claro, tendo depois surgido o amarelo e daí o amarelo de olhos vermelhos (lutino). Daí em diante apareceram os azuis celestes. Depois apareceram várias tonalidades de verdes, azuis, amarelos, havendo depois os malhados recessivos.

O periquito-de-asa-amarela (ou periquito-de-encontro-amarelo) (Brotogeris versicolorus chiriri) (imagem) pode ser visto em parques e áreas abertas.

Hoje em dia há periquitos de todas as cores inclusive preto, descoberto por volta do início deste século.

6 comentários:

  1. Anónimo disse...:

    Eu também tenho um pássaro, chama-se Sócrates e é um canário que só canta quando o rei faz anos. Foi uma grande amiga minha que mo ofereceu quando estava no início do 12º ano.
    Tenho uma paixão imensa por ele é um lutador, já sobreviveu a dois ataques felinos e está cá para contar a história!

  1. Lili disse...:

    sócrates 1º ministro ou sócrates filósofo? lol

    eu nunca fui mt de ter pássaros mas realmente são uns amores .D

  1. Anónimo disse...:

    Inicialmente foi em honra ao filósofo, porque a ideia era arranjar um Aristóteles e um Platão. Mas acabou por se tornar numa homenagem ao PM :)

  1. Jmfpds disse...:

    Eu também já tive 2 piriquitos, um azulado como esse que tens na foto e outro verde... gostava muito deles, mas um morreu e outro (talvez por desgosto - digo eu) também morreu... tive muita pena... Agora tenho dois peixes - Safira (fêmea) e rubi (macho)... xD

  1. Lili disse...:

    Jmfpds tb já ouvi dizer k mtas vezes kando morre um o outro morre de desgosto :(

Enviar um comentário

 

O Cantinho da Lili Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting