Crítica de Mário Jorge Torres a New Moon

28 de novembro de 2009

Não quero ofender ninguém mas aqui fica a review do filme de um professor meu de cinema que adoro, e que deu 0 estrelas (em 5 possiveis) ao filme New Moon no jornal Público:
  
Não há "guilty pleasure" que justifique isto
"Lua Nova", de Chris Weitz, não se assume como um filme, mas como parte de um fenómeno mediático (chamar-lhe "pop" seria insultar o conceito): a popularidade dos romances de Stephanie Meyer, escritora de uma inacreditável série de histórias de vampiros para meninas românticas, "The Twilight Saga", ambientada numa cidade americana, sem interesse literário ou relevância na longa tradição desencadeada há mais de cem anos pelo "Drácula" de Bram Stoker. Por outro lado, uma vez que se trata de uma sequela dependente de contexto, conta com o conhecimento prévio por parte dos espectadores (iniciados ou simplesmente informados) da primeira incursão por este universo de pacotilha ("romanceco de água chilra", chamámos-lhe então), "Crepúsculo" (2008), inglório exercício para ressuscitar um género de grandes pergaminhos fílmicos, desde o genial "Nosferatu" de Murnau, ou o "Drácula" de Tod Browning, até aos Dráculas multicoloridos da Hammer, não esquecendo variações posteriores - Warhol, Coppola, Carpenter ou Ferrara, para apenas nomear as essenciais.
O que torna este objecto insignificante em algo de quase ofensivo? Personagens não há, reduzidas que estão a estereótipos de museu de figuras de cera originadas numa patética ficção de amores juvenis e liceais. A inscrição no cenário e no contexto social reduz-se a uma anedota ilustrada de decadências simplistas. O erotismo, marca indelével deste tipo de terror, reduz-se a mostrar os bíceps desenvolvidos dos actores, em mortífera sensaboria, uma vez que, como sabemos do original, a castidade da protagonista está defendida à prova de bala, eternamente protegida pelo conservadorismo do seu apaixonado vampiro que resiste (até agora) a dar-lhe a "mordidela". O ambiente de terror, ele próprio, esgota-se nos efeitos especiais de uma pirotecnia digna de bocejo. O filme dura cerca de duas horas e parece durar cinquenta. Os actores possuem o carisma de estátuas de gesso e menos talento que os estreantes de "Morangos com Açúcar": a Bella de Kristen Stewart tem a beleza desenxabida de uma Natalie Wood de décima categoria e olha para a câmara com olhar vazio; o Edward de Robert Pattinson não passa de uma cópia pobre de um James Dean escanzelado, encharcado em pó de arroz; e o Jacob de Taylor Lautner parece-se com um bisneto de Schwarzenegger, recém-saído do ginásio.
Não contente com o relativo desconchavo do primeiro filme, a sequela alarga o absurdo à representação de jovens índios lobisomens que exibem o tronco nu como num anúncio de desodorizante, saltam de falésias e percorrem as florestas povoadas de florinhas de várias cores (acabadas de implantar pelos responsáveis da continuidade), transformados em lobos gigantescos de fábula para adolescentes retardados. Como se atrevem a escritora "best-seller" (aqui apetece inserir a "tradução" de Alexandre O'' Neill: "besta célere") e o "cineasta" a invocar o santo nome de Shakespeare em vão? Que raio tem a ver o "Romeu e Julieta", citado nas sequências iniciais da escola e instrumentalizado como ponte para o estúpido (e inútil) final em Volterra, com estes amores falsamente loucos entre uma puritana virgenzinha de província e um deslavado não-morto coberto de purpurinas brilhantes e de lábios pintados? Querem mais disparates? Que tal as câmaras lentas usadas a granel para tornar o tempo ainda mais insuportável? Ou as aparições do vampiro à sua Bella, de cada vez que ela afronta o perigo, tipo Nossa Senhora de Fátima a dar conselhos aos pastorinhos? Ou ainda a ideia peregrina de transformar os lobisomens em caçadores de vampiros para salvar os "pobres humanos"? E os vampiros aristocratas que lêem os pensamentos dos seus pares e controlam a "raça", durante um festival de vultos vestidos de vermelho (preferimos o Estádio da Luz) para celebrarem a expulsão dos vampiros, séculos atrás?
Não há "guilty pleasure" que justifique tamanhas aberrações. E o pior é que as meninas de todo o mundo gritam quando vêem os torsos nus e vão continuar a fazê-lo por, pelo menos, mais duas adaptações da inefável "romancista"

19 comentários:

  1. liliana disse...:

    o teu professor tem muita razão!
    concordo com tudo o que ele disse!

  1. Anónimo disse...:

    o teu prof é bem mauzinho. como é ele a dar notas lol mas concordo c a review dele e n é mt usual ver uma critica assim tao directa a honesta, gostei de ler

  1. Unknown disse...:

    Este homem é uma pessoa que nao tem mais nada para fazer se nao dizer bem de filmes franceses e de realizadores desconhecidos !!!

    Aposto que o sr. nem se designou a ler o livro !!! Por isso se vir o comentario leia o livro e dps veja se concorda com o q escreveu :K:

  1. Lili disse...:

    Respeito a tua opinião pin mas n concordo ele foi meu prof e n é nada disso k estás a falar. mas pronto. to each its one. já agora ele é pago para ver os filmes e fazer uma critica e n p ler os livros. se assim fosse em cada filme que viesse de um livro n fazia mais nada na vida coitado lol

    ele é uma pessoa fantástica e um professor espectacular :)

  1. Anónimo disse...:

    vi hoje, a pouco mais de uma hora, o filme e nao concordo em nada com a critica. primeiro o filme nem esta classificado como terror, logo esse nao e o objectivo. segundo os efeitos especiais estavam bem feitos, como já foi dito na televisao até. terceiro o filme nao e so rapazes em tronco nu e tambem nao e isso que faz com que muitas das fas sejam raparigas que so vem o filme por isso, pois estava muita gente com mais de 30/40 anos a ver. quarto, os actores desempenham o seu papel da melhor maneira possivel. e por ultimo isto nao e o tipico filme de vampiros com dentes afiados e capas pretas, haja algo de diferente finalmente. enfim, nao percebo como dao 0 estrelas a este filme, pois a grande maioria partilha da opiniao que o filme esta bom, sejam essas pessoas adolescentes, adultos, etc ... a ideia de filme para adolescentes e completamente ultrapassada. pode ser bom professor optima pessoa mas a critica, ...

  1. Lili disse...:

    eu n vi o filme p isso n sei se o k ele diz é verdade ou n. mas diz kem viu k n está mt longe da verdade. kem é fã klaro que vai sempre defender, no matter what.

  1. Lili disse...:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Rute disse...:

    bem eu não conheço o senhor apesar de ser meu vizinho da faculdade em frente mas uma coisa é ler um livro e outra é o filme, até porque normalmente os filmes que são adaptados de livros são sempre inferiores quando comparados com os livros que lhes dão origem.

    enfim eu não vi o filme ( e sinceramente nem faço intenções de ver, só se for para ter uma opinião fundamentada) mas já vi muita gente, inclusive fãs dizerem que este filme deixa muito a desejar.

    eu nem vou dizer mais nada sobre este assunto twilight senão é mais lenha da fogueira

  1. Sofia disse...:

    Mt bom! Palavras pra ke? Ai se eu tivesse um prof assim, ate levava uma prenda no natal por bom comportamento!

    Eu concordo com ele! finalmente vi o tao "aclamado" lua nova pk toda a gente k conheço fala nisso e eu nao suporto mesmo a saga twilight... msm assim vi o filme para depois poder falar!

    eu li os livros! e ODIEI! de facto, sao melhores k os filmes! sao mais ricos... em tudo! sao livros razoaveis na minha opiniao mas nao fazem mesmo o meu genero e ja li bem melhores msm!
    apesar de gostar de vampiros (true blood, VD e tb SPN), os filmes nem chegam ao limite do razoavel! sao tao maus k ate enjoam, e agr o lua nova, OMG, é de ir aos vomitos de tao mau! E agr inda ha mais, gajos meio despidos k se tornam lobisomens! lol eu ja vi lobisomens melhores em tv, e no feminino! so vi para poder falar! é apenas a minha opiniao!
    e nao compreendo! pk é k as pitas gritam tanto??? (passei pelo andar do cinema ca na minha cidade e as pitas tavam todas histericas! so m apetecia pegar nelas e atira las ca baixo pa agua, pa ver se arrefeciam. lol)
    belo post!!!

    btw, o teu prof vale ouro! XD

  1. liliana disse...:

    eu odeio twilight, nunca li os livros nem faço intenções de o fazer, sou fã de vampiros(true blood a minha favorita, VD e moonlight) mas twilight é demais para mim. vou ver o filme apenas pra criticar mais! o teu prof realmente vale ouro! li a critica antes se saber que era teu prof e ri-me bastante!

  1. kinetic.nrgie disse...:

    Eu gostei bastante dos livros e posso dizer que sim, o filme não faz jus ao livro e toda a intensidade da escrita de Stephanie Meyer. Mas convenhamos, o filme não está assim tão mau quanto isso. Sim, é mais um filme comercialoide, usado para vender porque as "pitas histéricas" vão atrás de um Rob Pattinson palidérrimo e sofredor ou de um Taylor Lautner acabadinho de sair do ginásio e "descapotável". Quanto ao desempenho dos actores... Muito gostariam as "crianças" dos Morangos com Açucar de chegar sequer a 1/5 de conseguirem representar assim. Não digo que qualquer um dos 3 tenha uma representação digna de Óscar, mas não são piores do que qualquer actorzeco de Hollywood. Arrisco-me ainda a dizer que a Kristen Stewart é mais "pãozinho sem sal" quando é ela própria... Obviamente não chega nem perto do que seria a Bella Swan, falta-lhe personalidade. O actor que mais se aproxima de qualquer personagem no livro até é o Taylor Lautner. Eu odeio todo o histerismo à volta dos filmes, é descabido. Há muito melhores livros de vampiros , como é o caso dos livros da Anne Rice, dos quais alguns foram adaptados para filme e esses não geraram grandes movimentações histéricas como estes. Mesmo tendo no mesmo filme Brad Pitt, Tom Cruise e António Banderas, como no caso do Entrevista com o Vampiro.... Sendo crítico, obviamente que se está ali para comentar o filme do ponto de vista “Cinema” e não tanto do ponto de vista pessoal, que me parece ter sido mais este caso. Há ali rasgos de raiva e frustração, o que não me parece muito imparcial, nem profissional, mas isto é só a minha opinião. Se calhar os corpos masculinos despidos e musculados desencadearam alguma reacção...

  1. Wellvis disse...:

    ele tbm foi meu prof! coincidencia! gostei do teu blogue ;)

    abraços

  1. Anónimo disse...:

    É meu professor, é um grande filho da p... mas... TEM ABSOLUTA RAZÃO.

  1. mário Jorge disse...:

    Cheguei aqui por acaso e diverti-me imenso com os comentários dos meus "fãs" (quem é que ainda tem fãs?) e dos meus inimigos. Não me sabia tão popular. Beijinho, Lili

    Mário Jorge Torres

  1. Mário Jorge disse...:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  1. mjt disse...:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  1. mjt disse...:
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
  1. Lili disse...:

    Olá Professor!! Como achou o meu cantinho? Obrigada pela mensagem...Sim este assunto causou muita controvérsia mas a maior parte das pessoas concorda consigo. :) Recebi 4 comentários seus deixei ficar só um porque era aquele com a sua mensagem por inteiro.

    Beijinhos meus e do resto do bando das 4. Vemo-nos nos corredores da FLUL

  1. Ana Luís disse...:

    Mas o que é isto!?! Tanto comentário...

    Eu tb concordo com o MJT! Vi o filme e senti vergonha por ter dado 5euros pelo bilhete... Podia ter comprado uma refeição (ainda que reduzida) a alguém, que horror! :/

Enviar um comentário

 

O Cantinho da Lili Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting